sexta-feira, 5 de fevereiro de 2016

INTOLERÂNCIA ALIMENTAR - DEFINIÇÃO E DIAGNÓSTICO

Definições

Intolerância Alimentar (IA) está definida dentro dos conceitos clínicos como uma Reação Adversa a Alimentos (RAA), devido à resposta de hipersensibilidade, não imunomediada, isto é, sem que haja interferência de imunoglobulinas no desencadear do processo. As reações imunomediadas em alimentos, geralmente ocorrem quando há presença de IgE, como o pivô do processo alérgico. A grosso modo, IA é uma resposta anormal do organismo causada pela ingestão de determinado alimento. Especificamente, quando avaliado sob a ótica clinica, a IA é uma reação adversa a alimentos do tipo não toxica e não imunomediada, que pode envolver processos enzimáticos, farmacológicos e processos indefinidos. Estas causas não tóxicas dependem de certa susceptibilidade individual de cada paciente. 12% da população adulta é atingida por RAA. 

Em tese, qualquer alimento pode ser causa de uma RAA, porém, considera-se as diferenças culturais e geográficas da dieta, que, ora, influenciam diretamente a etiologia da IA. Aditivos, como corantes e conservantes, são frequentemente suspeitados quando da hipótese de IA. Hoje há, já, bem definida, a classificação para os tipos de IA: 1) Substâncias com ação farmacológica (tiramina, histamina e alimentos liberadores de histamina); 2) Aditivos alimentares, como tartrazina, metabissulfito, benzoato de sódio, glutamato monossódico.
Há de se mencionar que o intervalo entre a ingestão e o início dos sintomas pode ser longo (horas) e nem sempre os sintomas reproduzem em exposições posteriores, além, claro, de considerar a quantidade ingerida do alimento; por último, a participação de múltiplos alimentos torna-se mais comum, no despertar de uma RAA. 

Clínica

As manifestações clínicas variam, dentro de um amplo espectro sintomatológico. Dependem da fisiopatologia envolvida, de fatores ligados ao indivíduo (atopia, idade, doenças associadas), e do alimento (quantidade ingerida, tipo de preparo ou cozimento). Também, exercício físico e ingestão concomitante de álcool podem contribuir para o aflorar de sintomas de IA. Nos quadros de IA, os sintomas podem ser generalizados e, muitas vezes, indistinguíveis de uma reação alérgica com anafilaxia. Pele, trato gastrointestinal, sistema respiratório, sistema cardiovascular podem estar submetidos às ações das RAA (IA). 

Diagnóstico
Dentro dos quesitos diagnósticos, e aqui me refiro ao diagnóstico da IA, estão, além da consulta clínica, a etapa do teste laboratorial semiquantitativo por método ELISA Macroarray, que identifica anticorpos IgG total para 4 subclasses: 1, 2, 3, 4(hoje denominado no mercado por nome Food Detective - desenvolvido e comercializado pela Cambridge Nutritional Sciences Ltda - Omega Group UK). 
Este teste, disponível no mercado, é capaz de identificar IA para 59 tipos de alimentos e, em menos de 1 hora, pode fornecer informações muito esclarecedoras para o profissional clínico. Com este teste imunológico, o paciente pode receber uma dieta adequada e estar apto a buscar maior qualidade de vida com saúde e bem estar. 

Importante informar que a normativa dos Conselhos Regionais de Nutrição, para usar o Food Detective, proíbe-os de executar os laudos, baseados na lei 12.842 de 10 de julho de 2013, considerando como exercício ilegal da profissão, sendo apenas permitida aos profissionais que dispõe de habilitação na área de diagnóstico laboratorial. Hoje, o Biomédico, como profissional das análises clínicas, é um dos profissionais mais aptos a laudar resultados do Food Detective. 



Dr. Dermeval Reis Junior
Biomédico -  CRBM1 - 8102
Fisiologista - Patologista Clínico