quinta-feira, 13 de agosto de 2015

TOMAR SORVETE E TER DOR DE CABEÇA. POR QUÊ ISTO OCORRE???

Já sentiu a cabeça doer quando toma sorvete ou bebe água muito gelada com rapidez? Pois é, isto é um mistério, ainda não desvendado pelos cientistas. Parece que, ainda hipoteticamente, há relação desta dor com o aumento do fluxo sanguíneo. quero, então, diante desta circunstância hipotética, fazer aqui, um apanhado sobre o sistema nervoso ligado à esta sensação, bem como, sobre o fluxo sanguíneo quando há dilatação arterial. 

Em 2012, saiu uma pesquisa de um cientista de Harvard, dando indícios, segundo a divulgação, de que a dilatação arterial, e por consequência o aumento do fluxo de sangue abruptamente no cérebro pode levar à dor, porém, em seguida, a dor desaparece, como um mecanismo de auto defesa. 

Sistema Nervoso
Para que aconteça esta dor, é necessária inervação para conduzir o impulso (neste caso o impulso ou estímulo é o gelo do sorvete/da água); É uma dor desagradável e mal localizada, e geralmente, irradiada. Os receptores da dor e das outras modalidades sensoriais existentes nas vísceras são semelhantes aos receptores cutâneos, mas os da dor estão presentes, quase que maciçamente, porém, com uma distribuição mais esparsa. Neste caso da dor provocada pelo sorvete, a suspeita pode estar voltada para o nervo glossofaríngeo e vago, que possuem aferência. Os impulsos nervosos originados nas vísceras, via visceroceptores,  relacionam-se com uma regulação reflexa da atividade visceral. 

Vasodilatação arterial
Os vasos arteriais são internamente revestidos por uma camada de células, chamadas de endotélio. O endotélio por sua vez, pode ser considerado um órgão endócrino ativo que, em resposta a estímulos humorais, neurais e mecânicos, sintetiza e libera substâncias vasoativas que modulam tônus, calibre vascular e fluxo sanguíneo, desempenhando papel fundamental na regulação da circulação. Essas substâncias vasoativas foram denominadas fatores constritores derivados do endotélio (Óxido Nítrico; Prostaciclina, Monóxido de Carbono), entre outros. Em situações fisiológicas - e neste caso, a dor de cabeça provocada por ingestão de sorvete é fisiológica - o endotélio desempenha papel protetor do vaso. O fluxo sanguíneo pode ser modulado, quando o vaso aumentar ou diminuir seu calibre, e isto, regulado por funções endoteliais. O principal vasodilatador endotelial e fisiológico, é o Óxido Nítrico. 

Dito estes mecanismos, já consagrados pela literatura científica, fica ainda, e apenas, um hiato em como ocorre, no caso do sorvete/água gelada, a dor de cabeça. Certamente, alguma relação entre o sistema nervoso visceral, como um detector sensorial e, também, possivelmente, um ativador da vasodilatação deve haver. Aguardamos a elucidação desta icógnita. 



Dr. Dermeval Reis Junior
Biomédico 
Fisiologista
Patologista Clínico